Póvoa de Rio de Moinhos

  •  
  • Póvoa de Rio de Moinhos é uma aldeia do concelho de Castelo Branco, com cerca de sete centenas de habitantes, população que não decresceu entre os dois últimos censos.

    De outros tempos, perduram edifícios de certa imponência e, sobretudo, remontando à época em que foi Concelho, descobrem-se pequenos pormenores inscritos nas fachadas das casas construídas com o granito da região, particularmente nas suas portadas.

    A evolução para os dias de hoje tem-se processado sem perda de identidade, integrando edifícios e bairros e criando novos equipamentos colectivos que complementam ou valorizam os já existentes – jardim-de-infância, escola primária, clube e campos desportivos, Centro de dia e Lar de idosos, Casa da Cultura, e um moinho/Azenha restaurado.

    Embora Castelo Branco e mesmo Alcains, representem um forte factor de atractividade e de resposta às necessidades de emprego, isso não tem impedido a manutenção e criação de variadas actividades económicas na Póvoaque vão da existência de pequenos comércios de abastecimento diário, vários cafés, dois restaurantes de boa qualidade, oficinas e uma variedade de profissões ligadas à agricultura ou à construção.

    Simultaneamente, famílias oriundas de outras regiões do país e até do estrangeiro, têm escolhido esta terra para morar ou descansar, construindo novas casas ou recuperando edifícios existentes.

    No limite da freguesia estende-se a albufeira da barragem de Sant’ Águeda – uma sedução para os apreciadores de banhos, embarcações sem motor e pesca.

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *